Você quer saber como guardar dinheiro sem ter de abrir mão do cafezinho? Aprender a poupar e ainda manter a qualidade de vida exige planejamento. Seja em momentos de crise ou de crescimento econômico, uma boa reserva financeira permite que você consiga enfrentar qualquer situação sem perder seu bem-estar.
Para ficar com as contas em dia e ainda criar uma boa reserva para se proteger de instabilidades futuras, é importante contar com algumas estratégias fundamentais nesse processo.
Se você também quer garantir segurança e conforto para todos os membros da sua família, continue a leitura e confira as 8 melhores estratégias para guardar dinheiro!
1. Faça cortes de gastos desnecessários
Uma das maiores dificuldades para deixar as contas em dia se refere a custos com compras desnecessárias. O mais importante no processo de reeducação financeira é manter o equilíbrio entre o que precisa ser feito e o que gostaria de fazer. Assim, para que você consiga permanecer firme na hora de economizar, é importante contar com alguma folga no orçamento e destinar uma pequena parcela para compras diversas.
Desse modo, você consegue seguir com o projeto de guardar dinheiro, mas não se priva por completo do prazer de comprar algo que queira verdadeiramente, mesmo que não seja um item necessário. Pode ser um lanche em uma semana cansativa, uma peça de roupa nova ou um ingresso para um show que você gostaria muito de ver.
2. Quite suas dívidas
Em nenhuma hipótese os bancos vão pagar mais juros pelo dinheiro cedido do que cobram pelo valor emprestado. Isso significa que, antes de criar uma reserva, fazer uma aplicação ou investir em algum projeto, você precisa pagar suas dívidas.
Caso tenha adquirido muitas dívidas, para deixar tudo em ordem é importante quitar as contas com as taxas de juros mais altas. Assim, você consegue uma folga no orçamento e segue pagando as que têm um custo de crédito menor. Dívidas maiores, como financiamentos, podem ser administradas, mas é importante cuidar para não haver atrasos nas parcelas.
3. Tenha metas definidas
Determinar quais são as metas pessoais é um bom modo de se motivar e conseguir poupar capital de forma efetiva. Uma dica é planejar o que você deseja fazer em até um ano e começar a guardar dinheiro com esse objetivo.
Por exemplo, imagine que você quer se preparar para uma viagem para algum lugar a fim de curtir as férias com sua família. Com essa meta, você consegue se organizar para poupar e aproveitar esse período, pois vê o benefício do sacrifício a ser realizado.
4. Gaste menos do que ganha
Não existe muito segredo para conseguir guardar dinheiro e garantir a manutenção financeira sua e da família. Basicamente, você precisa gastar menos do que ganha. Claro que é muito mais fácil dizer isso do que fazer, mas ter essa ideia em mente facilita bastante.
Uma boa dica para que sobre dinheiro ao final do mês é ter um orçamento doméstico. A fim de ajudar nesse objetivo, existem planilhas e ferramentas gratuitas que podem te auxiliar a montar um plano de gastos e controlar todas as entradas e saídas que ocorrem no decorrer do mês.
5. Crie novos hábitos
Essa é uma estratégia importante que você precisa adotar para ter efetividade na hora de poupar. No entanto, pode demandar um pouco de tempo e esforço. Assim, aplique pequenas mudanças de hábitos que te ajudem na hora de guardar dinheiro. É possível obter avanços consideráveis com ações simples.
Por exemplo, sabe aquelas compras que acaba fazendo por impulso e no fim se arrepende? Você pode criar algum mecanismo que te ajude a evitá-las. Assim, toda vez que você estiver fazendo alguma aquisição, pare e pense: “isso é realmente necessário?”. Dessa forma, você é capaz de fazer boas economias e ter maior segurança financeira, independente do momento que estiver passando.
6. Defina um percentual a ser guardado
Para conseguir guardar dinheiro de forma efetiva, definir um percentual que deve ser poupado é uma boa aposta. Você pode pensar nisso como uma maneira de se pagar por todo o empenho que teve em certo período. Uma das regras utilizadas para determinar o quanto será economizado é o princípio 70-20-10.
Nele, você separa seus rendimentos da seguinte forma:
- 70% do que você ganha é destinado aos gastos essenciais, como aluguel, supermercado e demais custos;
- 20% é o montante que deve ser poupado no mês;
- os 10% restantes você usa para se divertir.
Você pode adaptar essa regra à sua realidade, mas tente definir um percentual adequado para garantir estabilidade financeira.
7. Faça pagamentos à vista
Utilizar pagamentos parcelados pode acabar gerando problemas se não souber como aproveitar essa alternativa. Caso você encontre dificuldades para controlar suas finanças, evitar esse tipo de pagamento e optar por quitar imediatamente tudo o que compra pode ser uma opção mais interessante.
Assim, você evita entrar em dívidas e pagar juros absurdos que os atrasos de pagamento podem proporcionar. Além disso, o que seria pago em juros pode ser destinado para sua poupança, aumentando o montante que você tem guardado e proporcionando segurança financeira para sua família.
8. Use boas ferramentas
Para deixar as contas em dia, é importante ter o suporte da tecnologia para criar um orçamento, definir limites com as despesas e ajudar na hora de guardar dinheiro de modo efetivo.
Uma boa alternativa é utilizar aplicativos para o controle financeiro. Por meio deles é possível atualizar em tempo real cada tipo de gasto que é feito. Além disso, eles normalmente contam com recursos para avaliar seu comportamento, histórico de gastos e demais dados que podem ajudar a perceber em que parte do seu planejamento você precisa melhorar.
Viu como é importante contar com um bom planejamento para entender como guardar dinheiro? Cada uma das dicas ajuda a superar pequenas fragilidades do comportamento cotidiano e permite que você desenvolva mais disciplina no gerenciamento de suas finanças pessoais. Desse modo, é possível aumentar seus recursos e garantir mais tranquilidade para o seu futuro e de toda família.
Gostou do nosso artigo? Agora que você sabe como deixar suas contas em dia, compartilhe esse post nas redes sociais e ajude outras pessoas a melhorar de vida!
Deixar um comentário