Todo mundo sabe o quão importante é manter-se confortável e seguro no dia dia, inclusive no aspecto financeiro. No entanto, durante a vida, existem imprevistos que abalam o bem-estar e o patrimônio que foi conquistado com muito esforço.
Diante disso, um planejamento financeiro é fundamental. E os diferentes tipos de seguro disponíveis no mercado são parte essencial disso. Porém, como existem dúvidas sobre o funcionamento das variadas opções disponíveis, indicamos os principais deles ao longo do conteúdo. Boa leitura!
Quais os principais tipos de seguro disponíveis no mercado?
Ainda que não sejam algo necessariamente novo, vale retomar a dinâmica de um seguro. Independentemente do tipo, a lógica por trás de todos é similar. Ao finalizar a negociação, é estabelecido um contrato (que recebe o nome de apólice) entre duas partes, sendo que uma paga um valor (chamado de prêmio) em troca de que a outra assuma determinados riscos.
Se algo do que estiver indicado nesse acordo acontecer, o segurado terá direito a uma indenização, que envolve o pagamento de uma quantia pré-determinada ou ainda a reposição do item atingido pelo sinistro, o nome que esses eventos recebem. Por outro lado, se nada de ruim acontecer ao segurado, ao final do seguro ele não recebe o dinheiro de volta, salvo em algumas exceções.
Por tratar de assuntos bastante delicados, esse mercado é altamente regulado. No Brasil, a atuação de todos os agentes do setor é supervisionada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia.
A partir disso, existem no mercado diferentes tipos de seguros, cada um deles voltado para necessidades específicas. Para facilitar, indicamos os principais deles, dando uma breve descrição de como cada um funciona e o que protege.
Seguro residencial
O nome ajuda bastante a entender de cara: tem como principal objetivo garantir a proteção para sua residência. Dessa forma, ao contratar essa apólice, o segurado terá cobertura contra uma série de eventos que danificam seu imóvel, impedindo seu uso adequado.
As coberturas mais básicas de um seguro residencial disponibilizam a proteção contra danos estruturais causados por incêndios, raios e alagamentos. Coberturas mais amplas estendem a proteção aos itens de dentro da casa, bem como garantem a oferta de serviços assistenciais de chaveiros, encanadores e eletricistas, entre outros.
Seguro contra acidentes pessoais
O foco de um seguro contra acidentes pessoais é oferecer ao segurado o respaldo necessário caso haja uma ocorrência que leve à morte acidental ou a invalidez temporária.
Dessa forma, se a pessoa for atingida por imprevisto do tipo, receberá uma indenização que permite a ela (ou a seu beneficiário) se sustentar enquanto se restabelece depois do sinistro. Por isso, é indicado principalmente para quem, caso sofra algum acidente, perca a capacidade de gerar renda.
Seguro de vida
Guardam uma natureza bem parecida com os seguros de acidentes pessoais. Contudo, eles oferecem uma cobertura mais abrangente, focando sua proteção nas situações em que o segurado falece, seja por acidente, seja por doença grave.
A partir disso, o beneficiário (que pode ser um parente ou pessoa próxima) indicado pelo segurado em vida recebe a indenização. Os seguros de vida estão presentes tanto em apólices individuais quanto em grupo, que são mais baratas e geralmente oferecidas pelas empresas como benefício aos colaboradores.
Seguro saúde
É fácil confundir o seguro saúde com plano de saúde, mas eles são diferentes entre si. A dinâmica do primeiro difere da segunda opção. Enquanto em um plano o paciente deve escolher entre os profissionais da rede credenciada na hora de buscar atendimento, no seguro saúde ele é livre para ser atendido por qualquer médico e solicitar o reembolso depois.
Seguro auto
São um dos tipos de seguro mais populares do mercado. Isso se deve ao fato de os automóveis estarem sujeitos a diferentes riscos. Nesse sentido, rodar por aí sem uma apólice não é bom negócio.
As coberturas mais básicas de um seguro auto protegem o veículo contra roubo e furto. Indo mais além, é possível resguardar o carro contra acidentes, danos causados por eventos climáticos e ainda contar com o apoio do serviço de mecânicos especializados, entre outros benefícios, como guinchos 24 horas, onde quer que você esteja.
Seguro de responsabilidade civil
É popularmente chamado de “seguro contra terceiros”. Isso significa que ele tem como objetivo reparar e custear danos causados pelo segurado a outras pessoas. Quebrou o portão do vizinho enquanto manobrava seu carro para fora da garagem? Essa apólice garante o pagamento de reparo, sem que tal descuidado vire um pesadelo.
Seguro viagem
Esse serviço garante ao viajante a cobertura de uma série de incidentes enquanto ele estiver longe de casa. As proteções mais comuns envolvem custeio de despesas com saúde e vão até o apoio em caso de extravio de bagagem ou problemas judiciais no exterior. Para entrar em alguns países, é obrigatório comprovar a contratação de um seguro desse tipo.
O que você não pode deixar de observar na apólice?
Em poucas palavras, a apólice é um documento que formaliza a contratação do seguro escolhido. Por isso, todo o cuidado é pouco antes de colocar sua assinatura. Todos os detalhes necessários para o bom uso do serviço contratado estão listados ali.
Entre os dados que devem ser conferidos com calma, estão a identificação do segurado, o objeto do seguro, as coberturas estabelecidas e o procedimento necessário para receber eventual indenização.
São apontadas também as condições gerais, previstas pela seguradora de forma ampla, para todos os seguros, e as específicas, que detalham as particularidades daquele contrato, abordando os deveres e as obrigações das partes. É nessa parte que normalmente aparecer as coberturas adicionais contratadas. De acordo com a legislação, a apólice deve ser emitida em até 15 dias a partir da data de início da vigência do seguro.
Ao conhecer melhor os diferentes tipos de seguro e como funcionam as apólices durante o processo de contratação, você tira proveito de toda a tranquilidade dessa forma de proteção tão importante, e assim consegue aproveitar cada momento da vida, com menos preocupação diante de qualquer imprevisto.
Gostou deste post? Então, aproveite que você terminou a leitura e siga-nos nas redes sociais!
Quero um seguro pra qualquer causa
Oi José, no caso do seguro de Acidentes Pessoais da Simple2u, você tem coberturas apenas de morte acidental.
Mortes cauquer causa
Oi José, no caso do seguro de Acidentes Pessoais da Simple2u, você tem coberturas apenas de morte acidental.
Voces fazem seguros de bicicleta eletrica?
Oi Claudio, por enquanto ainda não temos um seguro para bike elérica. Mas, continua acompanhando a gente aqui no blog e nas nossas redes sociais que em breve teremos novidades.
voces fazem seguro de bike eletrica?
Oi Claudio, por enquanto ainda não temos um seguro para bike elérica. Mas, continua acompanhando a gente aqui no blog e nas nossas redes sociais que em breve teremos novidades.