Você já deve ter percebido que, ano após ano, um ciclo se repete em nossas vidas. Depois de muito trabalho e dedicação, em algum momento (não necessariamente só no fim do ano) vem aquela tão sonhada viagem de férias.

Tomado o cuidado de planejar uma viagem em família nos seus mínimos detalhes, tudo o que queremos é aproveitar o momento ao máximo. Nessas horas de lazer, não há espaço para preocupações e complicações. Afinal, a prioridade é descansar e se divertir. Então, isso significa que nada pode dar errado, certo? Errado!

Infelizmente, existem muitas coisas que fogem completamente do nosso controle. A boa notícia é que não estamos sozinhos, pois podemos contar com soluções como os seguros sob demanda, que nos protegem nas mais variadas circunstâncias.

Para que sua viagem de férias seja realmente tranquila, você precisa se precaver com um seguro residencial. Quer saber por quê? Vem que a gente te explica!

O que é um seguro residencial?

Começando do princípio, essa é uma modalidade de seguro destinada a proporcionar proteção a um imóvel. Um ponto a se destacar é que ela se aplica até mesmo aos imóveis com moradia temporária. Trata-se do caso, por exemplo, daquelas residências de veraneio, geralmente utilizadas por até dois meses — a depender da duração da estadia.

Assim como acontece com qualquer outro seguro, existe o pagamento de indenização em caso de registro de determinadas ocorrências, conforme os itens cobertos e indicados na apólice contratada. Assim, na pior das hipóteses, você ameniza consideravelmente os possíveis prejuízos decorrentes dos eventos indesejados.

Quais são as coberturas oferecidas pelo seguro residencial?

Tudo bem que o seguro residencial protege seus imóveis, mas contra o que exatamente? A resposta é: depende. Com o intuito de oferecer maior liberdade de escolha ao usuário, é comum que você se depare com diferentes planos e, consequentemente, níveis de cobertura.

Nessa linha de raciocínio, as coberturas iniciais são caracterizadas por uma abrangência de proteção estrutural da edificação. Por isso, elas garantem indenizações perante eventos meteorológicos de grandes proporções, como temporais, enchentes, ciclones extratropicais etc., que comprometam a integridade da residência.

Ainda nesse patamar de cobertura, é possível contar com proteção contra incêndios, acidentes de aviões e até mesmo quedas de árvores. Como você pode observar, o propósito é mesmo oferecer uma solução indenizatória suficiente para ajudar na reconstrução do imóvel, se necessário.

Já outras coberturas vão além da parte estrutural. A lógica, no caso, é contemplar também a parte interna das residências, já que boa parte da atenção das pessoas se volta aos assaltos.

Então, se você preferir algo mais completo, para se prevenir contra o prejuízo de arrombamentos e furto de objetos importantes, vale a pena pedir algo além do básico.

viagem-de-ferias-por-que-contratar-um-seguro-residencial

Por que o seguro residencial é indispensável para viagens prolongadas?

Sem dúvida, a contratação desse tipo de seguro é essencial nas mais diversificadas ocasiões, incluindo breves ausências. Imagine a possibilidade de curtir um feriado prolongado, por exemplo, sem nenhum receio ou dúvida.

No entanto, é mesmo no decurso de viagens prolongadas que o serviço se mostra praticamente indispensável. Confira, então, algumas boas razões para contratar o seguro residencial ideal.

Garante proteção

Se, às vezes, uma rápida descida para a praia já gera algum nível de apreensão quanto ao nosso patrimônio, períodos longos tendem a piorar essa sensação. Com o seguro adequado, você sabe que, caso aconteça algum problema relacionado ao imóvel, não terá de arcar com rombo financeiro sozinho.

Assegura uma viagem sem dores de cabeça

O segundo ponto, totalmente interligado ao anterior, é que você viaja sem qualquer peso na consciência. Muita gente sente tanto remorso por deixar a casa sozinha enquanto está fora que, simplesmente, não consegue relaxar durante o trajeto.

Com o imóvel segurado, tanto a ida como a volta do percurso são realizados sem quaisquer pensamentos negativos, que, no fim das contas, atrapalham o momento de descanso tão aguardado e merecido.

Proporciona férias tranquilas

Após uma viagem totalmente serena, você chega leve ao seu destino, no clima ideal para usufruir de tudo a que tem direito. Com o amparo apropriado, fica bem mais fácil voltar nossa atenção às férias — nada mais justo, depois de guardar dinheiro e planejar cada etapa, não?

Como escolher o seguro adequado para você?

A esta altura, você deve estar convencido quanto à importância e às vantagens de ter um bom seguro residencial para proteger seu imóvel. No entanto, ainda resta conferir algumas dicas sobre como encontrar a seguradora e o plano mais sintonizado com suas necessidades.

Verifique as coberturas

Elemento básico na hora de solicitar qualquer seguro, a verificação minuciosa da cobertura costuma ser negligenciada pela maioria das pessoas. Portanto, fique atento aos detalhes e, na dúvida, não hesite em acionar o suporte para esclarecer qualquer trecho que tenha ficado confuso.

Lembre-se de que o objetivo final consiste em descansar e se divertir, e não ficar receoso e estressado.

Opte por uma boa seguradora

Sim, existem muitas companhias de seguros disponíveis no mercado. Nossa dica, aqui, é optar por uma seguradora que:

  • seja moderna e flexível;
  • fale sua língua;
  • entenda seu momento;
  • ofereça seguros sem carências.

Acima de tudo, escolha uma provedora de seguro online, o jeito mais sossegado de contratação — assim como deve ser sua viagem de férias.

Saiba quais são suas necessidades

De acordo com a flexibilidade dos planos disponibilizados, é possível escolher um seguro que supra exatamente nossas necessidades. O mais importante é pautar a seleção do produto nas características do imóvel.

Assim, inclua coberturas que façam sentido com a localização e os riscos inerentes à ela. Se a região é propensa a alagamentos no período da viagem, por exemplo, esse passa a ser um item praticamente obrigatório da cobertura ideal.

No caso de imóveis situados em regiões que costumam ser um alvo relevante para assaltantes durante as férias, amplie o nível de proteção contido na apólice. Prevenir sempre será melhor do que tentar remediar.

Além de todos esses pontos de cuidado, opte, é claro, por um seguro que conceda a melhor relação custo-benefício. Para facilitar o processo, vale a pena incluir esse tipo de proteção no seu planejamento financeiro pessoal.

Com base nesse conjunto de critérios e dicas, você já pode fazer as malas para uma longa e restauradora viagem de férias sem grandes preocupações. Nada mal, hein?

Para saber mais sobre como escolher os melhores seguros da sua vida, siga a gente no Twitter, Instagram e Facebook!