Cuidar do seu patrimônio é algo muito importante, afinal ele é a segurança que você tem para o futuro. O seguro residencial é uma excelente alternativa para quem deseja proteger esse bem tão valioso e não passar por nenhum apuro.

Mesmo sendo algo tão relevante, já que o imóvel geralmente é o bem mais precioso de muitas famílias, o seguro residencial não está entre os serviços mais lembrados pela população. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a relevância dele ou não entendem como funciona. Quer saber se vale a pena mesmo fazer um seguro residencial? Então, continue a leitura e tire as suas próprias conclusões!

Por que ter um seguro residencial?

Adquirir um imóvel próprio não é uma tarefa simples para ninguém, afinal os preços estão em constante alta. Em grande parte dos casos, a conquista de uma casa ou apartamento próprio é um momento importantíssimo, tanto emocionalmente quanto financeiramente. Por isso, esse esforço deve ser protegido com todo o carinho, e é nesse contexto que aparece o seguro residencial.

Trata-se de uma forma inteligente de se prevenir contra incidentes variados, como assaltos por exemplo. Esse tipo de situação é muito complicada, pois traz grandes prejuízos e compromete o seu tão sonhado patrimônio.

O tipo de cobertura varia de acordo com cada contrato, mas, de modo geral, é uma forma de ter uma reposição caso algo desagradável aconteça com seu imóvel. Sendo assim, a sua família vai dormir e viajar mais tranquila ao saber que a casa estará devidamente protegida.

Quais são as vantagens que ele oferece?

Se você ainda não está convencido sobre a importância desse produto, vamos apresentar algumas vantagens de adquiri-lo. Confira na sequência!

Tranquilidade para a família

Quer sair para viajar com tranquilidade e não se preocupar? A melhor solução é contar com um seguro residencial, já que ele dá cobertura caso aconteça algo de errado com a sua residência. Desse modo, suas férias serão muito mais sossegadas, ficando livre para aproveitar sem preocupações.

Além disso, é uma forma de ter estabilidade financeira sobre o seu investimento, visto que ele estará assegurado. Sendo assim, se algo que estiver estipulado no contrato acontecer, como um fenômeno natural, você terá a sua cobertura monetária.

Bom custo-benefício

Quem não gosta de cuidar do seu dinheirinho, né? Essa é outra vantagem desse serviço: um ótimo custo-benefício. A proteção não é tão cara como se pensa, mesmo cobrindo um bem de valor alto, o que torna possível incluir no seu orçamento.

Esse serviço é, por exemplo, bem mais barato do que um seguro de carro, que toma boa parte do seu salário todo ano. No residencial, é possível pagar pequenas parcelas durante o ano, não deixando as finanças completamente comprometidas em determinada data.

Personalização para o contrato

Outro benefício interessante é a possibilidade de adaptar o seu plano de seguro de acordo com o risco que você considera ter com seu imóvel, algo que contribui para ajustar o valor. Para muitas pessoas, não faz sentido ter um seguro para terremoto em uma cidade que nunca passou por tremores, por exemplo.

Com essa flexibilidade, você garante coberturas e serviços sob medida para as suas necessidades. Alguns exemplos que você pode contratar são: vento forte e granizo, danos elétricos, roubo ou furto, entre muitas outras.

Assistências gerais

Um diferencial muito interessante desse tipo de seguro é a oportunidade de contar com assistências gerais para a sua residência. Essa é uma ajuda fundamental para diversas situações do cotidiano, facilitando muito a rotina de manutenção da sua casa.

Os serviços de assistências gerais variam de acordo com o contrato e com a seguradora. Dentre as atividades feitas, estão chaveiro, conserto de equipamento da linha branca, como notebooks, eletricista, encanador, gasista, entre outras alternativas.

 

Como escolher a melhor opção?

Existem diversas opções de seguro residencial no mercado, sendo muito importante avaliar cada detalhe antes de fechar o seu contrato. Confira alguns pontos que devem ser avaliados a seguir!

Saiba quais são as coberturas do contrato

É fundamental conhecer o que o seguro cobrirá em caso de sinistro. Existem alternativas que abrangem os bens de dentro da casa, como móveis e eletrodomésticos, enquanto outras pagam apenas os gastos com o conserto da construção.

Por isso, verifique se a cobertura contratada será apenas para o prédio, para os móveis ou para as duas opções. Desse modo, você não terá surpresas na hora de ser beneficiado caso algum imprevisto ocorra.

Verifique as coberturas emergenciais

Como falamos acima, muitas seguradoras oferecem coberturas emergenciais com assistência especializada 24 horas por dia. Desse modo, se você precisar de encanador, eletricista ou algum outro profissional para arrumar algo em sua casa, o serviço será pago pela seguradora.

Saiba que os serviços acontecem de acordo com os limites estabelecidos no contrato. Se você necessitar de um encanador, o contrato vai deixar claro que tal serviço será permitido até duas vezes por ano. É essencial observar essas cláusulas para não ser surpreendido quando precisar.

Confira o atendimento da seguradora

Com um dia a dia cada vez mais corrido, as pessoas buscam um atendimento rápido e simples. Por isso, vale a pena encontrar uma seguradora que ofereça atendimento on-line via aplicativo ou site. Essa facilidade diminui a necessidade de ligar e de ficar horas esperando para ser atendido, trazendo mais agilidade e menos dores de cabeça.

Além disso, descubra mais sobre a reputação da empresa, pois isso dá indícios de como ela trata seus clientes. Se houver muitas reclamações, encontre uma opção mais segura. Desse modo, a contratação será mais certeira e facilitará a sua rotina.

Neste artigo, mostramos como é importante e vantajoso contar com um seguro residencial. Ter essa opção na sua vida é uma forma de garantir mais segurança e tranquilidade para os imprevistos que acontecem. Portanto, procure a melhor opção para a sua realidade e aproveite os benefícios que ela oferece.

Gostou de conhecer mais sobre este tema? Então, aproveite para entrar em contato com a gente agora mesmo e saber como contribuímos para deixar o seu lar mais protegido!